quinta-feira, 22 de abril de 2021

Estreia do espetáculo "Shakuntala" dias 27, 28 e 29 de abril de 2021

 



É com muita alegria que compartilhamos a estreia do nosso primeiro espetáculo infantil, "Shakuntala", fruto da pesquisa de Alexandre Rosa e de Marilyn Nunes, sobre a música e o teatro indiano. Contemplados pela Lei de Emergência Cultural, Proac LAB 38, temos nossa estreia marcada para o dia 27 de abril, às 15hrs pelo canal do youtube:

Clique em: Dia 27, às 15h

E as outras apresentações podem ser vistas em: Clique em: Dia 27, às 19h (no mesmo dia)

Clique em: Dia 28 às 15h
Clique em: Dia 28, às 19h
Clique em: Dia 29 às 15h
Clique em: Dia 29 às 19h 




Sinopse:

O rei Dushyanta sai para caçar e fere o animal preferido da jovem Shakuntala, uma moça que vivia num ashram, um lugar sagrado no meio da floresta. Ao ver a comoção da moça, ele se apaixona por ela. Eles se casam e têm um filho, Bharata, mas o rei precisa retornar ao seu palácio, prometendo buscar sua família depois. Por conta de uma maldição ele se esquece de tudo e só uma coisa pode fazê-lo se lembrar: o anel que deu à Shakuntala e que se perdeu. Será que eles conseguirão reencontrar o anel e viver felizes novamente? A estória é narrada com muita ludicidade e música, fazendo surgir reis, sages, animais com poderes celestiais, árvores e flores, remetendo ao mundo da fantasia infantil.






Origem da dramaturgia: “Shakuntala e o nascimento de Bharata” um dos episódios de Mahabharata, é uma das mais importantes epopeias clássicas indianas e que foi trazida para a linguagem teatral por Kalidasa, na obra entitulada “Shakuntala”, datada do século 5 (D.C.E.). Nessa obra observa-se a presença de um cenário comum ao mundo infantil: a presença de reis, princesas, castelos, florestas e animais: 


A cobra: pela linguagem do teatro Kuddiyattam


Ficha técnica:

Músico-ator: Alexandre Rosa (interpretando o Rei Dushyanta, o sage Durvasa, o sage Canva, além do narrador).
Atriz-cantora: Marilyn Nunes (interpretando Shakuntala, o pescador, Bharata, além da narradora).
Preparadora (linguagem Kuddiyattam): Viviane Soto-Dardeau
Dramaturgia (pesquisa e adaptação): Marilyn Nunes
Composição e direção musical: Alexandre Rosa
Direção de cena: Oposto Teatro Laboratório
Cenário, figurinos e adereços: Oposto Teatro Laboratório
Iluminação: Celso Aguiar
Sonoplastia: Reniele Paixão
Captação áudio-visual: Estúdio Águia
Produção: Oposto Teatro Laboratório
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Pres. Prudente



O grupo: 

Oposto Teatro Laboratório é um grupo fundado pela atriz e pesquisadora Marilyn Nunes com objetivo de realizar experimentações teatrais interculturais integrando diferentes artes num mesmo projeto, sempre considerando a ‘dramaturgia do ator e da atriz’ como alicerce dramatúrgico. Nessa direção, inicou a produção de produzir seu primeiro espetáculo para público infantil trazendo como elementos 1) a literatura e expressividade do teatro indiano; e 2) o diálogo intrínseco entre música e cena. 

A montagem da obra foi resultado de nossa viagem de pesquisa à Índia, onde pudemos assistir inúmeros espetáculos locais e aprofundar-nos no Kathakali e no Kuddiyattam, teatros clássicos indianos.  A potencializalçao da presença cênica é fundamental nesses teatros e  diálogo entre músicos e atrizes atores constitui o jogo vivo teatral.





Nenhum comentário:

Postar um comentário