domingo, 15 de janeiro de 2023


 

Grupo Oposto Teatro Laboratório Circulação Pelo Pontal 10012023 - Oslaine

 

Grupo Oposto Teatro circula com 6

apresentações e 4 oficinas pelo Pontal

 

Projeto 2023 tem início, gratuitamente, no dia 17 por Teodoro Sampaio com “Estrelas”, às 20h;

 

DA REDAÇÃO

 

A partir do dia 17, Marilyn Nunes estará circulando com o grupo prudentino OTL (Oposto Teatro Laboratório), com dois espetáculos pelo Pontal do Paranapanema, dando início aos trabalhos de 2023, por Teodoro Sampaio, onde apresentará “Estrelas”, no Centro Cultural, às 20h, gratuitamente. Ao todo o projeto contará com seis apresentações e quatro oficinas de introdução ao teatro.

De acordo com a produção do grupo, o Oposto Teatro Laboratório apresenta-se frequentemente em diferentes Estados e países como Dinamarca, Índia, México e Colômbia, por exemplo, mas busca modos de manter seu repertório em circulação local.

Nesse sentido, especialmente para este projeto, visa circular com dois de seus espetáculos, “Estrelas” e “O Pesadelo da Borboleta”, por seis cidades do Pontal, fomentando a cultura teatral na região durante o segundo semestre de 2023, com formação artística local e internacional, de modo a dialogar com artistas da região, bem como com poéticas e estéticas contemporâneas de reconhecimento mundial, destacando o renomado grupo dinamarquês Odin Teatret, dirigido por Eugenio Barba, que colabora com o OTL na direção de seus espetáculos desde 2012.

 

A DRAMATURGIA DO CORPO

Inspirada no trabalho sobre a oposição de Delsarte, no otkas de Meyerhold, na resistência e contraposição de Decroux, na capoeira angola, da cultura brasileira, e, sobretudo, no processo prático realizado diretamente com as atrizes e atores do Odin Teatret, esta oficina de introdução ao teatro físico visa o desenvolvimento da sua presença e criação cênica a partir do treinamento corporal conectado à descoberta e visitação de vocabulários corpóreos. Esses vocabulários constituem, em sua manipulação, a dramaturgia do corpo.

Duração: 3 horas. Público-alvo: atrizes(atores), bailarinas(os) e público em geral de interessadas(os) a partir de 12 anos.

 

“ESTRELAS”

Detrás do som da máquina de escrever surge uma escritora. À beira da morte ela trabalha em sua última novela, que tem como protagonista Macabéa, uma jovem datilógrafa do subúrbio. E, através dela, surgem as personagens: Olímpico, um metalúrgico com quem namora, Glória, sua colega de trabalho, que acaba por roubar-lhe o namorado, e Madame Carlota, uma cartomante que visita. Na trama, a escritora traz questões inerentes à vida: o primeiro amor, os sonhos que projetamos, as decepções que vivemos, a busca por quem se é e o inevitável confronto com a morte.

 

“O PESADELO DA BORBOLETA”

Uma pintora está reclusa em seu ateliê de obras inacabadas quando adormece e tem um sonho - ou seria um pesadelo? Ela recorda passagens de sua primeira infância: seu nascimento, as primeiras flores e borboletas que viu, os rios, pássaros, árvores...e desse acesso às memórias surge também a lembrança da inesperada morte do pai. Acompanhada pela voz de sua mãe, que narra os detalhes desses acontecimentos, ela adentra o seu trauma. O isolamento em que vive é como o tempo de uma lagarta que espera o momento de tornar-se borboleta, ela busca por sua 'metamorfose humana'.

 

FICHA TÉCNICA:

Atriz criadora: Marilyn Nunes

Direção: Julia Varley

Assistência de direção: Flávia Coelho

Texto, cenário e figurino: Oposto Teatro Laboratório, com inspiração em textos de Mia Couto, Graciliano Ramos, Matheus Arcaro e relatos de Lucimar Sukert.

Construção de cenário: Hjalmar Andersen

Desenho de luz: Oposto Teatro Laboratório

Consultor artístico: Jan Ferslev

 

PROGRAMAÇÃO

(*podem sofrer alterações)

 

17/01

Teodoro Sampaio

“Estrelas”

Local: Centro Cultural, Rua Antônio Carveli, 1 Vila Minas Gerais

Horário: 20h

 

Dia 18/01

Presidente Prudente

“O Pesadelo da Borboleta”

Local: Espaço Laje

Horário: às 20h

 

Dia 19/01

Anhumas

“O Pesadelo da Borboleta”

Local: Salão Ataliba Rodrigues

Horário: às 20h

 

21/01

Presidente Venceslau

“Estrelas”

Local: Anfiteatro municipal

Horário: às 20h

 

22/01

Mirante do Paranapanema

“Estrelas”

Local: Mirante Futebol Clube

Horário: às 15h

 

27/01

Álvares Machado

“O pesadelo da Borboleta”

Local: Escola Sesi

Horário: 9h

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário